Escova Progressiva

Mesmo a moda apontando para os cabelos cacheados e desalinhados, ainda está em alta nos salões o desejo de ter cabelos lisinhos, por isso, hoje vou falar sobre o que há de mais cobiçado nos salões pela mulherada. A tão falada e sonhada “Escova Progressiva”. 

Preparem-se para conhecer um pouco mais deste verdadeiro milagre que é o mundo dos cabelos.

A escova progressiva é uma técnica utilizada para alisar os cabelos, que também ajuda a tratar e diminui o volume dos fios.  Tem este nome, por ter um efeito gradual nos cabelos.  Esse tipo de escova contém queratina que durante o alisamento, hidrata os fios. O profissional utiliza a piastra, mais conhecida como chapinha, que na minha opinião, é o melhor invento do século, para fixar a queratina nos fios, selando a cutícula do cabelo deixando-os mais brilhosos, bonitos e macios, do jeitinho que nós mulheres amamos!

O que alisa o cabelo é o formol, pois os demais componentes utilizados, são cremes e a própria queratina. Com o tempo, os produtos saem dos cabelos, sendo necessário refazer o procedimento a cada 3 meses aproximadamente, ou de acordo com a frequência que os cabelos são lavados (dura de 30 a 40 lavagens).

A ANVISA proibiu o uso do formol. Porque vários salões estavam fazendo uso abusivo (acima dos 2% permitidos pela ANVISA), na tentativa de atrair a clientela, que só tinham mesmo o desejo de ter seus cabelinhos ultra lisos. O formol é altamente tóxico para o organismo, a ANVISA não permite o uso desta substância em maiores doses por ser muito agressiva às mucosas, olhos e aparelho respiratório, além de causar irritações ao coro cabeludo e a pele. Porém para felicidade geral das mulheres que não abrem mão do cabelo lisinho, existem produtos no mercado que são aprovados pela ANVISA, por conter apenas 2% da substancia, que pode ser utilizada sem grandes riscos, o que não quer dizer que quando chegarmos ao salão pela primeira vez, não tenhamos de exigir que seja feito um teste para ver se não teremos alergia á química ou coisa assim.

Atenção ao decidir fazer a Escova Progressiva

  •  Procure um profissional de confiança. Verifique se os produtos utilizados são aceitos pela ANVISA e se são fabricados em laboratórios confiáveis.
  • Não se esqueça de solicitar ao profissional o teste de mechas para ver se não tem alergia.
  • Se você pinta os cabelos deve esperar pelo menos de 10 a 15 dias após ter pintado os fios.
  • Procure o profissional antes de marcar, para uma avaliação dos fios, se os cabelos estiverem muito danificados, é necessário que passem por um processo de reestruturação com hidratação profunda.
  • Fique atenta, antes de fazer a escova progressiva, o profissional deve lavar os cabelos da cliente com um shampoo anti-resíduos e não utilizar condicionador ou creme após o shampoo.
  • Após a lavagem, retire o excesso de água, com a toalha e penteie. Só então, aplica-se do produto.
  • Sempre pergunte ao profissional o tipo de produto que ele está utilizando, principalmente se já for um cabelo quimicamente tratado.  A mistura de substâncias como amônia, tioglicolato, guarnidina e hidróxido de sódio pode provocar a quebra dos fios.

Cuidados Após a Escova Progressiva

  •  Deve-se esperar de 2 a 3 dias para lavar os cabelos, pois desta forma o produto penetrará melhor nos cabelos.
  •  Utilize shampoo com pH neutro, sem sal e sem corante para não abrir a cutícula do cabelo. Não use shampoo de limpeza profunda, anti-resíduo, nem para cabelos danificados ou anti-frizz, pois tiram o efeito da escova e não é isso que queremos, não é mesmo? Rsrsrs. Procure usar shampoo infantis para cabelos sensíveis ou o Shampoo da mesma marca do produto utilizado na escova progressiva. Peça indicação para seu cabelereiro. Em caso de fios coloridos pode usar o Shampoos e os cremes para realçar a cor dos cabelos.
  •  Ao usar o secador, utilize um creme termo protetor, para proteger os fios e evitar que as escamas dos fios se abram e o produto da escova progressiva saia.

OBS:   Não use silicone antes de fazer escova ou passar a pranchinha, isso “torra” os fios do cabelo, é isso mesmo “frita”, já pensou?  
 Deus nos livre!

  •  Cabelo quimicamente tratado requer cuidado e alimento, por isso uma semana depois de fazer a escova progressiva seria bom fazer uma cauterização ou hidratação com queratina. Isso ajuda a manter a escova por mais tempo fechando as escamas dos cabelos. Mas atenção, já ouviu dizer que água demais mata planta? Então, a queratina não alisa os cabelos, ela apenas reconstrói a fibra capilar, reestrutura os fios e em excesso, causa enrijecimento e facilita a quebra da fibra capilar. Portanto, as cauterizações em excesso também são prejudiciais aos fios. Recomenda-se um intervalo mínimo de 15 dias, sendo o ideal de 30 dias.
Com estes cuidados não há problema nenhum em realizar o tratamento. Resta escolher entre tantas variedades que os salões de beleza oferecem. Japonesa, marroquina, inteligente, de chocolate, de morango, progressiva, definitiva...  Ai que dúvida!!!

Darei uma ajudinha para as indecisas, e comentar um pouco sobre alguns tipos de escovas no próximo post. Fique ligada!

2 comentários:

  1. Olá Ana.
    Adorei seu blog, seu post foi publicado na Teia.
    Te convido a participar também do blog "dicas"
    Se quiser saber como me mande um email que te passo os detalhes,o email está na primeira página do blog Teia.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz que meu post tenha sido publicado em destaque na Teia.
    Obrigada pela confiança em meu trabalho!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante, por isso, não deixe de comentar o blog é escrito pensando em você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...