Mitos ou verdades sobre os cabelos

Sempre surgem várias dúvidas sobre os cabelos, até mesmo aquelas mais antigas do tipo, lavar a cabeça menstruada faz mal? rsrsrs... Claro que?... Não! Só faz bem, não é mesmo? 
Farei este post, em 2 etapas, pra não ficar aquele post imenso, ok?
Então meninas, vamos desvendar os mitos e as verdades sobre os cabelos.
 1. Chá de camomila clareia o cabelo?
VERDADE:  Mas só funciona com cabelos que já são loiros naturais ou tingidos. A camomila produz componentes químicos que realçam a cor. Se usar o chá e logo depois tomar um banho de sol, os fios irão clarear ainda mais. A camomila também é ótima para tirar a oleosidade do cabelo. 

2. Tinturas causam queda?
MITO:  Não. As tinturas agem apenas nos fios, não nas raízes.  A menos que a mulher tenha alguma alergia aos componentes ou não utilize corretamente, como por exemplo, exagerando no tempo de pausa da tinta.  As colorações mais modernas são compostas de aminoácidos que protegem o fio, pois fecham as cutículas que foram abertas pela amônia.

3. Os cabelos se acostumam com os xampus?
VERDADE: Cada xampu tem um composto e, com o tempo, o cabelo se acostuma com aquela substância e perde o efeito desejado. Por isso é necessário revezar os produtos usados para não “viciar” o cabelo: é como se ele já tivesse feito tudo que podia por aquele fio.

4. Cloro deixa o cabelo verde?
MITO:  Não é o cloro que deixa o cabelo verde, mas sim o sulfato de cobre (metal que também é utilizado para tratar a água da piscina). Quando esse metal se liga à queratina dos fios, ele acaba deixando a pigmentação do cabelo esverdeada. Mas essa reação só acontece nos cabelos claros, porque eles têm o fio poroso, o que torna mais fácil para o metal penetrar no cabelo. Dica: Para tirar a cor do cabelo os especialistas recomendam lavar os fios com vinagre morno ou leite morno por aproximadamente cinco minutos.

5. Dormir com os cabelos molhados prejudica a raiz?
VERDADE:  A umidade associada ao abafamento e calor provocado pelo travesseiro pode produzir uma proliferação de fungos e, consequentemente, provocar a queda dos fios. 

6. Xampu sem sal é melhor que xampu com sal?
MITO:  O sal serve para incorporar os componentes do produto e fazer espuma. O xampu com sal não faz mal, ele é bom para tirar os resíduos do cabelo. Contudo, no caso de cabelos ressecados, o sal tende a tirar um pouco da oleosidade natural e assim ressecar ainda mais o cabelo. Na hora de comprar um xampu, o importante a ser observado é o pH (nível de acidez), se o produto tiver o pH maior que 7 torna o cabelo ressecado e aumenta o frizz.

7. Lavar os cabelos todos os dias estraga os cabelos?
MITO: Pode lavar, principalmente se ele for oleoso. Ficar muitos dias sem lavar a cabeça pode causar seborreia, o ideal é fazer movimentos suaves com as pontas dos dedos, já quem tem cabelos oleosos, não deve ser massagear o couro cabeludo, para não estimular a produção de óleo. Quanto ao condicionador, passe apenas nas pontas.

8. Usar reparador de silicone no cabelo queima as pontas?
VERDADE: A combinação de silicone com sol pode causar uma reação indesejada, como pontas queimadas e sem vida. Prefira reparadores com proteção solar que preservam os fios. Além disso, o silicone é difícil de ser eliminado no banho, o que pode resultar em fios opacos e sem vida.

9. Escova progressiva prejudica o cabelo?
VERDADE: O formol e outros alisantes, usados nessas escovas, oxidam e destroem parte da proteína dos fios, deixando-os mais quebradiços, porosos e sem brilho. As progressivas costumam ser associadas a secadores e pranchas, o que agride mais ainda o fio. Além do que a  Anvisa diz que os vapores do formol são altamente agressivos às mucosas, olhos e aparelhos respiratórios, porém, existem processos que não agridem tanto quanto as escovas com formol, por isso, procure um profissional de confiança.

10. Secador e chapinha prejudicam os cabelos?
VERDADE: Secador muito quente pode aumentar a incidência de seborreia. A chapinha deve ser feita com os cabelos secos, para não haver choque de temperaturas e causar a ruptura dos fios. No caso da chapinha, o perigo é maior ainda, pois, ela pode chegar a temperaturas em torno de 200ºC.

7 comentários:

Sua opinião é muito importante, por isso, não deixe de comentar o blog é escrito pensando em você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...