Cuidados com as unhas


Final de semana está aí e um dos requisitos de beleza principal, é o cuidado com as unhas. Nada como estar com as unhas saudáveis e bonitas, bem hidratadas e com aquele esmalte lindo que garimpamos durante a semana, já pensando no “dia de Beleza”. Mas algumas dúvidas surgem sempre que pensamos em fazer as unhas. Pensando nisso, resolvi escrever este post para ajudar nessas horas de indecisão, porque assim como os dentes, as unhas são nosso cartão de visitas, de nada adianta estar com uma linda maquiagem, uma produção de arrasar e com as unhas descascadas ou roídas, isso é a treva! 

Então vamos às dicas. 

1 - Esmaltes dos pés devem combinar com esmaltes da os das mãos?
Os esmaltes das mãos não precisam necessariamente combinar com os dos pés, mas é de bom senso que estejam em harmonia entre si. Nada de colocar esmalte roxo nas mãos e laranja nos pé, hein! Rsrsrs...

2 - Dieta rica em cálcio fortalece as unhas?
Isso é um mito. Unhas não são ossos, portanto, não são feitas de cálcio, as unhas necessitam de proteína. Uma dieta rica em alimentos que contenham proteínas como carnes, hortaliças verdes e vitaminas do complexo B, são ingredientes fundamentais para quem quer  ter unhas fortes.

3 – A unhas podem sinalizar algum problema de saúde?
É sempre bom observá-las. Quando o organismo está com alguma carência de vitaminas, as unhas podem apresentar manchas esbranquiçadas. Além de unhas enfraquecidas que quebram com facilidade, outros sinais também podem aparecer, como manchas escuras e etc. Procure o dermatologista.

4 – Esmaltes escuros ajudam as unhas a crescerem?
Os esmaltes, por mais enriquecido com vitaminas que sejam não tem o poder de fazê-las crescer, pois não atingem a matriz das unhas, onde ocorre o desenvolvimento. E quanto à cor do esmalte, não há qualquer relação com o crescimento das unhas. Acredito, e isso é uma opinião minha, que quando pintamos com esmaltes escuros, temos mais cuidados para não estraga-los, daí o fato de crescerem mais.

5 – Como conservar mais os esmaltes nas unhas?
Sou fã das unhas pintadas com as pontinhas tiradas, acho aquele branquinho da ponta da unha, um charme. Isso ajuda a conservar mais as unhas pintadas evitando que descasque. É preciso ter cuidado também ao usar produtos químicos, sempre protegendo as mãos com uma luva.

6 – Devemos tirar os esmaltes para que as unhas respirem?
É bom deixá-las ao ar livre, sem a química do esmalte, para que possamos hidratá-las, evitando assim que descamem, pois quando passamos hidratante nas unhas com esmaltes, apenas estamos hidratando as cutículas e não as unhas.  Às vezes, o esmalte começa a ficar fofo e não nos damos conta, neste momento as unhas em contato com a água, forma umidade entre a unha e o esmalte, aí começa o perigo para se desenvolver um fungo ou micose.

7 – Tirar as cutículas, sim ou não? Eis a questão!
Sinto muito dizer, mas é um risco. As cutículas são a proteção das unhas contra as bactérias. Hoje em dia o mercado de cosméticos desenvolveu bastante e já existem produtos que reduzem as cutículas sem a necessidade de retirá-las com alicate, apenas empurrando-as com a espátula.

8 – Quais os cuidados que se deve ter nos salões e manicures?
Sempre que for ao salão ou à manicure, leve o seu kit pessoal (pessoal e intransferível, meninas) isso pode até parecer bobagem, mas é sério, agindo assim, estará evitando contagiar-se com várias doenças, como hepatite C e HIV.  Quando falamos nessas proteções, lembramos logo dos alicates e palitos, mas algumas pessoas esquecem que as lixas de unhas e de pés, são grandes condutores de bactérias. Já falei aqui sobre a Cel’s Life, que tem kits maravilhosos de manicure e pedicure, incluindo lixas para unhas e para os pés, vale o investimento, afinal é saúde!

Agora é só escolher aquele esmalte lindo de viver, e sair arrasando por aí! ;)

Gostaram das dicas? Comentem!
Beijinhos

9 comentários:

  1. Gostei das dicas.
    Acho que toda mulher e porque não dizer homem, também, devem cuidar das mãos, aliás, no meu entendimento, nosso cartão de visitas.

    No que tange a deixar sem esmalte as unhas por alguns dias para que "respirem" é uma grande verdade.

    beijos, Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  2. eu pinto as unhas só de duas em duas semanas, meu esmalte dura em média uns 9 dias, nos outros fico sem. Tbm uso luva na hora de dar aquela esfregação no banheiro e faxina na casa, senão as unham ficam um lixo né!!
    gostei muito das dicas!!!

    Beijos
    http://www.cacau-makeup.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh eu ja faço isso tudo, mas eu sei q mta gnt nao sabe dessas coisas, entao eh sempre bom divulgar, e o seu post esta mto bom ^^

    beijos querida, da uma passada la no meu tb!
    se gostar segue.

    ateh++..
    http://muito-luxo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olha tai uma coisa que faço bastante é cuidar das minhas unhas, geralmente eu fico com o esmalte só de sexta até segunda depois eu tiro e fico o resto da semana sem nada e sempre uso hidratantes para mãos e unhas!

    Bjs; Janini

    http://perfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu faço minhas unhas em salão e levo sempre meu kit.
    Alias depois que comecei a seguir blogs ate os esmaltes eu levo.
    #Aloka

    ResponderExcluir
  6. oiee
    ótimas dicas !!!!

    já estou te seguindo !!!
    Beijus

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, e já estou seguindo o blog...

    Bjos

    http://pensaseeufosserica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá meninas,
    Que bom que tenham gostado das dicas!
    Obrigada por comentar ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. amei a dicas, sou manicure.
    até hj não sei pq as unhas de algumas clientes forma bolinhas depois de prontas isso me estressa profundamente.
    vc pode me ajudar qual o motivo das bolinhas?

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante, por isso, não deixe de comentar o blog é escrito pensando em você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...